segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos documentos sigilosos dos EUA revelados

Confira os principais pontos dos documentos divulgados pelo WikiLeaks

Agência AFP
Anunciada como a divulgação "mais importante de documentos militares da história", os textos publicadospelo site WikiLeaks são "SIGACT" ("Significant Action in the war") ou relatórios de militares americanos durante a guerra do Iraque.
Confira os principais pontos analisados:
- MORTES DE CIVIS -
Os documentos informam que 109.032 pessoas morreram no Iraque, sendo 66.081 civis (deste total, 15 mil não foram revelados), 23.984 "inimigos", 15.196 membros das forças iraquianas e 3.771 soldados aliados.
- TORTURA -
O fundador do site, Julian Assange, qualificou de "banho de sangue" a ação  das forças iraquianas, que agiram com o conhecimento do Exército americano, que fechou os olhos para barbáries.
Em um dos documentos, um preso revela como "foi golpeado com um cabo por um policial iraquiano durante duas noites consecutivas". Outro detido apanhou "na planta dos pés com um objeto".
Mas nem todos os abusos são de responsabilidade das forças iraquianas. Assange destaca "mais de 300 casos documentados de tortura cometidos pelas forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos, e não apenas em (na prisão) Abu Ghraib, mas por todos os lados".
Violações e assassinatos cometidos pelas forças iraquianas foram constatados pelo Exército americano, mas nenhuma investigação ocorreu para se apurar estes casos.
- OUTROS CRIMES DE GUERRA -
As forças americanas mataram entre 600 e 700 civis em postos de controle instalados em todo o Iraque, ou com disparos feitos contra civis por engano. Um helicóptero americano matou em 2007 dois rebeldes que se renderam, após um advogado do Exército concluir que ninguém pode se entregar a um helicóptero.
Alguns documentos revelam casos de assassinatos de civis por agentes da empresa privada americana de segurança Blackwater, cuja reputação foi gravemente abalada após a morte de 14 civis em um incidente em 2007 no Iraque.
- IRÃ -
Os documentos apoiam as acusações americanas de que o Irã treinou e armou as milícias xiitas no Iraque para matar ou sequestrar americanos. Segundo um dos relatórios, os iranianos planejavam atacar a "Zona Verde" de Bagdá, onde estão os principais prédios do governo iraquiano e as embaixadas ocidentais.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A vez dos BRICs

O oleoduto Rússia-China

Enquanto o debate sobre as eleições presidenciais tomam conta do Brasil, o presidente russo Dmitry Medvedev viaja para Beijing para encontrar o presidente chinês Hu Jintao a fim de anunciar a finalização da construção de um oleoduto ligando os dois países.
O projeto do oleoduto foi anunciado no ano passado. Além disso os dois países também trabalham para a finalização de um gazoduto que deverá transferir 70 bilhões de metros cúbicos de gaz natural da Rússia para a China.
A Rússia e a China formam uma das parcerias mais diversificadas entre os países dos BRIC com acordos bilaterais de segurança, investimentos, tecnologia, comércio e energia. O comércio entre os dois países totalizaram 25.5 bilhões de dólares no primeiro semestre e tende a crescer com a abertura do oleoduto e o desenvolvimento de outros projetos de energia.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Concursos INMETRO/2010 - Vagas para Internacionalista

Para quem ainda não conhece essa área das Relações Internacionais, vem surgindo várias oportunidades no setor público para nós, internacionalistas. Além da estabilidade de todo concurso público, alguns oferecem remunerações bem interessantes, variando de R$ 3.000,00 até R$ 12.000,00, de salário inicial. Há quem critique a vida pública, que não tem possibilidades de crescimento, e blablabla.... Como sou nascida e criada em uma família de servidores da União, sei muito bem que as coisas não são assim, basta saber onde entrar, que concurso fazer.

Bom, depois do breve comentário, queria informar que estão abertas as inscrições para o concurso do INMETRO. Este tem vaga para vários níveis superiores, e também para Relações Internacionais. O cargo é de Articulação Internacional.

As inscrições vão até 21/10/2010, pela internet.
O edital se encontra em: http://www.cespe.unb.br/concursos/INMETRO2010/

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Seminário: Geopolítica e Segurança na América Latina - CEBRI


O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro realizarão o Seminário Geopolítica e Segurança na América Latina. O seminário analisará temas como: O Neo-Populismo na América  do Sul; Os Conflitos da Região; O Tráfico Internacional de Armas e Drogas; e A Política Brasileira de Segurança.

DATA: 17/11/2010, quinta-feira
HORÁRIO: 08h30 às 18h30
LOCAL: A definir

Mais informações no site: www.cebri.com.br